Atualmente o e-mail Marketing ainda possui uma importância muito grande para os negócios.
O e-mail marketing pode ajudar a aumentar a visibilidade da marca, aumentar as vendas, melhorar a conscientização de marca, gerar mais leads qualificados, criar relacionamentos com clientes atuais e potenciais, entre outros benefícios.
Extremamente poderosa, esta ferramenta permite que as empresas enviem mensagens direcionadas e relevantes ao seu público-alvo.
Ele oferece aos empreendedores um meio eficaz e acessível de alcançar os seus objetivos de marketing. Com o e-mail marketing, é possível se comunicar com clientes existentes e atrair novos clientes para os seus negócios.
Além disso, aplicar estratégias de e-mail marketing pode ajudar a aumentar a fidelização do cliente.
Usar e-mail Marketing ainda vale a pena?
Sim, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta eficiente para empresas, marcas e para o mercado digital.
Esta ferramenta ainda é considerada o principal meio de comunicação entre empresas e clientes.
A maioria dos usuários possui endereço de e-mail, e seu uso é simples e acessível para a maioria. Além disso, é uma ferramenta de custo-benefício econômico, pois é possível segmentar a audiência de acordo com as preferências do usuário e, assim, gerar conteúdo personalizado e relevante.
É possível também medir os resultados e obter métricas sobre a eficácia das mensagens.
10 Dicas para escrever um bom e-mail marketing
Abaixo dou 10 dicas para escrever um e-mail marketing com qualidade:
- Seja direto: Não faça perguntas ou use frases longas; escreva de forma concisa e direta.
- Personalize seu assunto: Use o nome do destinatário para chamar a atenção.
- Tenha um objetivo: Seja claro sobre o que você está pedindo ou oferecendo.
- Escreva com a voz da sua marca: Seu e-mail deve ter o mesmo tom e estilo que você usa em outros canais de comunicação.
- Seja transparente: Seja claro sobre o que está oferecendo e como o destinatário pode usar seu produto ou serviço.
- Use imagens: Imagens são mais atraentes e ajudam a contar sua história.
- Ofereça algo de valor: Dê descontos, ofertas especiais ou conteúdos interessantes ao destinatário.
- Use links: Inclua links úteis que direcionam o destinatário ao seu site ou outras páginas.
- Inclua uma chamada à ação: Peça ao destinatário para fazer algo, como comprar um produto ou participar de uma ação promocional.
- Treine a leitura: Faça um teste de leitura para verificar se seu e-mail é fácil de ler.
O que você deve evitar ao escrever o seu e-mail marketing?
- Enviar um conteúdo que não seja relevante para seu público-alvo.
- Enviar e-mails frequentes que não fornecem nenhum valor ao leitor.
- Utilizar linguagem inadequada ou ofensiva.
- Usar palavras de venda ou chamadas para ação excessivamente agressivas.
- Ignorar o assunto e os interesses dos destinatários.
- Não seguir as leis de privacidade de e-mail.
- Enviar e-mails com erros de ortografia ou gramática.
- Envolver-se em práticas enganosas ou fraudulentas.
- Não oferecer aos destinatários a opção de descadastramento.
- Não testar o e-mail antes de enviá-lo.
Qual a melhor maneira de conseguir uma lista de contatos para e-mail marketing?
A melhor maneira de conseguir uma lista de contatos para e-mail marketing é utilizando ferramentas específicas, como o MailChimp ou o LeadLovers, que possuem bancos de dados de contatos segmentados por região, interesses e outros critérios.
Além disso, é possível criar seu próprio banco de dados de contatos, através de campanhas de divulgação em meios digitais, como redes sociais, e mídias off line, como cartões de visita, folhetos e anúncios impressos.
Você também pode criar um blog ou página de captura para solicitar os e-mails que deseja utiliza, não se esqueça de avisar e solicitar ao seu lead a permissão para enviar e-mails.