Como Escrever Um Artigo Passo a Passo

Quando produzimos conteúdo para a internet temos que ter em mente sempre que devemos fornecer um conteúdo de valor para o nosso leitor e saber como escrever um artigo.

Basicamente um conteúdo de valor é algo que as pessoas estão buscando ou um problema a ser solucionado.

O primeiro mandamento da escrita para a Web é escrever para ser visto e não para ser lido, bem diferente do conceito de redação tradicional.

Tabela de Conteúdo
  1. Como Escrever Um Artigo – Estratégia de Criação
  2. O Que é SEO?
  3. Organizando o Seu Conteúdo
  4. Iniciando a Minha Pesquisa
  5. Dicas de Fontes de Pesquisa
  6. Encontrei o tema do meu artigo e agora?
  7. Estrutura do artigo
  8. Quantidade Ideal de Palavras Para Um Artigo
  9. Escrever Um Artigo de Sucesso Usando Termos de Ligação
  10. Resumo de Como Escrever Um Artigo
  11. O que você precisa saber
  12. Quer Saber Mais Sobre Assuntos Relacionados

Como Escrever Um Artigo – Estratégia de Criação

Antes de iniciar a criação de um conteúdo é importante saber quem é a sua persona ou o seu publico e definir as suas dores e necessidades.

Faça uma boa pesquisa e veja o que estas pessoas estão procurando e quais são as suas maiores dúvidas.

O seu objetivo é responder estas perguntas, um único tema poderá gerar várias perguntas que você terá que responder no seu texto.

Como eu disse anteriormente você precisa ser visto por isso todo o teu conteúdo deverá utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

O Que é SEO?

O SEO são um conjunto de estratégias que visam a optimização do seu site para ser encontrado mais rapidamente pelos mecanismos de busca.

Técnicas mais utilizadas:

  • Optimização da velocidade do site;
  • Redução do tamanho das imagens e vídeos utilizados no site.
  • Categorização dos temas do site;
  • Utilização de palavras-chaves relevantes;
  • Escrita organizada e hierarquizada para fácil compreensão do leitor;
  • Redação clara e de fácil leitura.

As técnicas acima são apenas um pequeno resumo das estratégias utilizadas para o SEO, neste artigo todos os temas tratados são focados em SEO.

Tenha sempre em mente que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa são Inteligências Artificiais programadas para se comportar exatamente como um ser humano na frente da tela.

Os mecanismos de busca são capazes de identificar a qualidade da imagem, dos textos, qualidade dos vídeos e se a sua ideia é original ou plágio.

Estas Inteligências Artificiais são capacitadas para entender se o seu texto faz sentido e consegue comunicar a sua ideia de forma correta.

Em resumo você é obrigado a produzir conteúdo de qualidade, não adianta encher linguiça.

Organizando o Seu Conteúdo

Quando você cria um site seja institucional ou blog normalmente você tem um foco ou um nicho de atuação baseado em uma persona específica.

Abuse das Categorias

Para tudo funcionar bem o seu site ou blog deverá possuir uma organização de conteúdo em forma de categorias.

Caso o seu site seja sobre cachorro, você provavelmente focará em Categorias como cuidado, higiene, comportamento, raças etc.

Os artigos serão criados sempre focando em cada Categoria especifica por exemplo no caso do blog sobre cachorro a categoria higiene poderia incluir artigos sobre tosa, escovação e banho.

Caso uma categoria seja muito ampla você poderá criar subcategorias para facilitar o seu leitor entender como o seu conteúdo está organizado.

Iniciando a Minha Pesquisa

Ninguém cria texto do nada, sempre parte de um princípio, no caso de um artigo eu considero o princípio o termo genérico.

O termo genérico é uma palavra geral que englobara o assunto de forma ampla, posso citar como exemplo a palavra cachorro.

Se eu digitar cachorro na pesquisa do Google surgirão milhões de artigos sobre o tema. Porém se você rolar um pouco a página para baixo encontrará uma seção ¨As Pessoas Também Perguntam¨.

Nesta seção estão todas as dúvidas mais comuns sobre cachorro e é onde você poderá encontrar o mapa da mina.

O objetivo da pesquisa de conteúdo não é só encontrar o tema do seu artigo é também encontrar a palavra-chave que servirá de guia para o seu texto.

A palavra-chave é o termo de busca utilizado pela persona para encontrar respostas aos seus questionamentos.

Todo artigo será construído entorno desta palavra ou termo, quanto mais específico for o termo mais facilmente o seu artigo será encontrado.

Lembre-se não se trata de ser lido, mas de ser encontrado pela sua persona.

Este é apenas uma fonte e uma ideia básica de como procurar um tema para o seu artigo, a seguir vou te dar mais fontes de pesquisa que te ajudaram nesta jornada.

Dicas de Fontes de Pesquisa

Vou relacionar abaixo algumas fontes de pesquisa que irão te ajudar a encontrar temas para o seu artigo.

Answer The Public

Este é um site criado como diz o próprio nome com o objetivo de mostrar as dúvidas do público para que você possa respondê-las.

O funcionamento é simples acesse o site digite o seu termo genérico, escolha o país, idioma e clique no botão Search.

A ferramenta trará as principais questões de forma gráfica e em ordem alfabética.

Para usar acesse o endereço.

Google Trends

Esta ferramenta mostra os temas mais populares buscados recentemente, separados por região.

Ela é ideal para quando você quiser escrever um artigo sobre um tema temporal ou algo que está acontecendo no momento.

Esta estratégia é interessante para te ajudar a pegar carona em algum fato atual.

Para usar acesse o endereço Google Trends.

YouTube

O YouTube também é uma ferramenta de busca ao digitar o seu termo genérico o trará vídeo relacionados e colocará em primeiro o que ele considera os mais relevantes.

Para usar acesse o endereço YouTube.

Amazon

Esta é uma dica preciosa que pouca gente sabe, mas a Amazon pode ser uma mina de ouro para quem busca temas para criação de conteúdo.

Na verdade, não será uma busca, mas um garimpo, você usará o seu termo genérico para fazer buscas por livros digitais do Kindle.

Ao encontrar os livros digitais a Amazon permite que você abra no site uma pequena amostra do livro.

O que você procura está no índice do livro, isso mesmo, os capítulos nada mais são que respostas as perguntas que as pessoas fizeram sobre determinado tema.

Pense num livro como um conjunto de artigos com várias respostas sobre determinado item específico de um tema.

Dê prioridade para os livros que tem as melhores classificações e melhores comentários positivos.

Para usar acesse o endereço Amazon.com.br | Tudo pra você, de A a Z.

Google Suggest

O Google Suggest nada mais é que a caixinha de pesquisa que aparece quando você começa a digitar.

Ao digitar a ferramenta já mostra os itens que foram mais pesquisados pelos usuários, isto pode te ajudar com ideias para o tema do seu artigo.

Ubersuggest

Esta ferramenta foi criada por Neil Patel e está disponível em forma de assinatura e de forma gratuita com algumas limitações.

O seu uso é mais recomendável quando você já tem um site criado com algum conteúdo, isto permitirá utilizar de forma mais ampla os recursos da ferramenta.

Esta ferramenta oferece:

  • Análise do seu site;
  • Sugestões de palavras-chaves;
  • Ideias para conteúdo;
  • Permite comparar um concorrente ou site similar para saber origem de tráfego, palavras-chaves que estão sendo utilizadas entre outros.

Aqui eu vou dar ênfase ao recurso da palavra-chave, quando você utiliza este recurso digitando o termo genérico a ferramenta te oferece várias opções de termos compostos que você poderá utilizar para criar conteúdo.

Quando utilizar este recurso você deverá focar nos termos que tem mais de 2 mil buscas e que tem um nível de dificuldade médio ou baixo de SEO.

Quando mais alto o nível de dificuldade do SEO maior e mais detalhado deverá ser o seu artigo.

Para usar Ubersuggest acesse o endereço Ubersuggest é uma Ferramenta Gratuita de Pesquisa de Palavra-Chave (neilpatel.com).

Google ADS – Planejador de Palavras-Chave

Para usar o Google ADS você precisa ter uma campanha paga em andamento, dentro dele existe uma ferramenta chamada Planejador de Palavras-Chave.

Você digita o seu termo na ferramenta e receberá sugestões de outros termos junto com a previsão de tráfego gerada pelo termo.

Para acessar o site  https://ads.google.com/.

Google Notícias

O Google Notícias serve para complementar o conteúdo que você pretende desenvolver.

Para acessar https://news.google.com/.

Grandes Portais de Notícias

Os grandes portais de notícias principalmente nas colunas que falam de Bem-estar, Saúde e Decoração são fontes muito boas para identificar tendencias e temas relevantes.

Tudo o que é escrito nessas colunas foi pensado na audiência (persona) que consome o conteúdo do portal diariamente.

Exemplos de grandes portais de notícias:

  • Globo.com.
  • Uol.com.br
  • Estado.com.br
  • Ig.com.br.

Encontrei o tema do meu artigo e agora?

Bem, agora que você encontrou um tema e uma palavra-chave relevante para o seu artigo é hora de organizar o seu texto.

Quando você escreve sobre um determinado tema deverá se preparar para responder várias questões e propor soluções.

Para facilitar você pode pesquisar no Google ou no Answer The Public a palavra-chave encontrada e ver as perguntas mais relevantes sobre o tema e transformar isso em subtemas do seu artigo.

A melhor forma de fazer isso é estruturando o seu artigo através de um título (H1) e subtítulos (H2, H3, H4, H5 e H6).

 A organização em título e subtítulos permite estabelecer uma hierarquia de importância dos tópicos que são tratados no artigo.

Para agilizar e facilitar a escrita do texto eu recomendo que você defina em primeiro lugar o título do seu site e depois os subtítulos, isso te ajudará a organizar melhor o seu conteúdo.

Estrutura do artigo

De forma geral o seu artigo deverá conter os seguintes itens na sua estrutura:

  1. Título;
  2. Subtítulo;
  3. Texto Revisado;
  4. Imagens, Gráficos e Vídeos;
  5. Links (Internos e Externos);
  6. Categoria;
  7. Tags;
  8. Descrição Meta;

01.Título

O título (H1) é a parte mais importante do seu texto e deverá conter a palavra-chave que você deseja trabalhar.

Tudo o que está sendo feito no seu artigo deverá ser pensado para o SEO, desta forma o seu título não poderá ultrapassar o limite de 70 caracteres.

Pois esse é o limite de caracteres que o Google exibe nas buscas.

Normalmente o título também será o nome da url da sua página, inclusive é a primeira coisa que os robôs de busca lerão no seu site.

Uma página não pode ter mais de um título H1 isso é considerado um erro grave de SEO.

02.Subtítulo

Os subtítulos que são as tags H2, H3, H4, H5 podem ser espalhados ao longo do texto e servem para destacar e hierarquizar os temas abordados no artigo.

Quanto maior o número da tag menor a hierarquia, funcionam como subtemas.

Deverá ser utilizada a palavra-chave em um ou mais subtítulos, como alternativa você poderá utilizar sinônimos.

Um dos objetivos da utilização de subtítulos é permitir que o leitor escanei rapidamente o seu conteúdo e entenda o conceito chave do seu texto.

Use os subtítulos para quebrar o seu texto, não faça blocos de subtemas com mais de 300 palavras, quanto maior a subdivisão dos temas melhor.

03.Texto Revisado

Todo o texto deverá ser escrito de forma clara e sem erros de português, revise bem ao final ou peça para alguém o fazer por você.

O texto não pode ser blocado como em um livro, mas com parágrafos curtos com uma média de 20 palavras por parágrafo.

Segundo estudos a leitura na web é 25% mais lenta e a tela do computador ou celular é muito mais cansativa, por este motivo você deve torná-la mais fluida.

Inclua a palavra-chave no primeiro paragrafo e repita algumas vezes ao longo do texto no mínimo 3 vezes e não mais de 10, utilize sinônimos da palavra-chave.

Utilize o recuso de listas com marcadores ou números, este recurso dá uma sensação de fluidez maior na leitura instigando o leitor a continuar lendo.

Procure usar o negrito para destacar a palavra-chave do seu texto ou as ideias mais importantes para chamar a atenção do seu leitor.

Você poderá utilizar fontes em itálico para destacar trechos ou o recurso de citação, em plataformas CMS como o WordPress este recurso é nativo.

Faça o uso de termos de ligação para que as ideias fiquem conectadas e o texto não pareça confuso.

Caso não esteja escrevendo um artigo técnico, evite palavras complexas e de difícil entendimento ao redigir o seu artigo.

04.Imagens, Gráficos e Vídeos

Como diz o ditado, ¨Uma imagem vale mais do que mil palavras¨, para o SEO isso é valido também.

Procure utilizar imagens de qualidade e sempre que puder que tenha um material proprietário, o Google dá muito valor para isso.

A imagem deverá ter a palavra-chave no seu nome, no texto alternativo e na descrição.

Utilize ferramentas ou plugins para reduzir o tamanho da sua imagem em bytes, isso ajuda no carregamento e pontua positivamente junto aos mecanismos de busca.

Utilize gráficos ilustrativos ou infográfico com um passo a passo também funciona muito bem.

No caso do vídeo é recomendável colocar em uma plataforma de vídeo como o YouTube e embedar no site, evitará o carregamento dele.

Ao publicar um artigo é recomenda-se ter pelo menos a imagem destacada, se for viável ter mais imagens para ilustrar o seu conteúdo melhor.

Caso você não tenha uma imagem própria procure em banco de imagens e vídeos, existem tanto gratuitos como pagos.

05.Links

O Google considera muito importante que você tenha links internos e externos, eles servem para guiar os seus leitores.

Os links internos no seu artigo servem para recomendar um conteúdo relacionado no seu site como forma de aprofundamento do assunto abordado.

Os links externos também devem ser feitos com o assunto relacionado e de preferência para alguma autoridade.

Criar esta conexão com sites relacionados com o tema que você está abordando ajuda a ranquear bem o termo utilizado e demonstra o valor do seu conteúdo.

06.Categoria

Antes de escrever artigos para o seu blog crie as categorias que deseja abordar sobre o tema do seu site.

Você pode e deve criar também subcategorias se quiser ter especificidade.

Agora vou te dar uma dica de ouro, nunca coloque um artigo em mais de uma categoria se quiser ser específico crie uma subcategoria.

Se você colocar o artigo em mais de uma categoria os mecanismos de busca podem considerar confusa a sua classificação do tema, gerando um posicionamento baixo.

Não esqueça de definir a categoria do seu artigo quando for salvá-lo.

07.Tags

São palavras relacionadas com o seu artigo, podem ser criadas várias tags para o seu artigo.

As tags funcionam como uma subdivisão da categoria como uma forma de etiquetar os diferentes assuntos.

Elas facilitam a busca interna do seu site e o SEO para que os mecanismos de buscas entendam os assuntos abordados no artigo.

08.Descrição Meta

Descrição Meta é a descrição resumida que aparece abaixo do título do site nas buscas dos mecanismos de pesquisa quando o usuário faz uma pesquisa.

Esta descrição deverá conter a palavra-chave do artigo no seu texto e não poderá ser maior do que 142 caracteres.

Normalmente ela fica no HTML da página, porém em CMS como o WordPress é possível utilizar um plugin para inserir esta descrição.

Quantidade Ideal de Palavras Para Um Artigo

No caso de um artigo o tamanho pode ser documento, escrever poucas palavras pode fazer com que o seu conteúdo seja considerado de baixa qualidade.

No mínimo um artigo deverá ter algo por volta de 300 palavras, acima de 600 palavras é o ideal.

Os mecanismos de busca tem dado preferência para artigos com mais de 1500 palavras.

Tenho Que me Matar de Escrever?

Na verdade não, você poderá alternar entre artigos com pouco mais de 300 palavras e outros maiores.

A dica que eu te dou é escolher o tema mais importante e criar pelo menos um artigo mestre que passe a ideia principal do seu site, neste eu recomendo uma redação com mais de 2000 palavras.

Lembre-se que não se trata de encher linguiça e sim colocar informações válidas e de valor.

Saiba que vídeos e imagens também são conteúdos você sempre poderá usa-los para enriquecer o seu artigo.

Procure revisar os seus textos de tempos em tempos, não deixe o seu conteúdo criar poeira, os mecanismos percebem e gostam quando você revisa o seu conteúdo periodicamente.

Escrever Um Artigo de Sucesso Usando Termos de Ligação

Um artigo bem escrito representa uma boa articulação de pensamentos ou seja possuem mecanismos que conectam uma ideia a outra.

O texto deverá ter clareza na abordagem do tema proposto e fazer sentido para quem o lê.

Para conseguir esta clareza você deverá fazer uso dos elementos de ligação – advérbios, locuções, conjunções e preposições, que nada mais são que termos que permitem a conexão de ideias.

Os mecanismos de pesquisa possuem dentro dos seus respectivos algoritmos análises que permitem saber se os textos possuem estes elementos de ligação.

Desta forma o algoritmo entende quando um texto é bem escrito ou confuso para o leitor, quanto mais claro o artigo melhor a pontuação e o seu posicionamento.

Abaixo relaciono os principais termos utilizados na língua portuguesa de acordo com o uso.

Prioridade, relevância

Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo.

Tempo

Usado nos casos em que é desejado expressar frequência, duração, ordem, sucessão, anterioridade, posteridade.

Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que, logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas.

Semelhança, comparação, conformidade

Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente, semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como, bem como, como se.

Condição, hipótese

Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade, com consoante, para, em consonância.

Alternância

Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer…quer.

Explicação

Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de.

Fazer concessão

Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que, por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.

Para concluir

Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, consequentemente, então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma, assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.

Para incluir

Também, inclusive, igualmente, até (inclusive)

Adição, continuação

Além disso, outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado, também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também, ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, além de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que, acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, além disso, ademais, além do mais, além do que, tanto…quanto, como se não bastasse, tanto… como.

Dúvida

Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável, não é certo, se é que.

Certeza, ênfase

De certo, por certo, certamente, indubitavelmente, inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente, com toda a certeza.

Surpresa, imprevisto

Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente surpreendentemente.

Ilustração, esclarecimento

Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber.

Propósito, Intenção, Finalidade

Com o fim de, a fim de, com o propósito de

Lugar, proximidade, distância

Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante, além, acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.

Resumo, recapitulação, conclusão

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, consequentemente então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso.

Causa, consequência e explicação

Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então consequentemente, em vista disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que de, (tal) maneira que…, por consequência, como resultado, tão…que, tanto…que, tamanha(o)…que, tal … que…,decorrente de, em decorrência de, consequentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que, uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que.

Contraste, oposição, restrição, ressalva

Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo, todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que, conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar, negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em oposição, ser contrário.

Afirmação

Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.

Causalidade

Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar, provocar, produzir, contribuir, determinar, criar.

Finalidade

Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender, tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para.

Palavras de transição

Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais.

Usadas no começo ou Introdução

Inicialmente, desde já, a princípio, a priori, em primeiro lugar.

Continuação

Além disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim.

Conclusão

Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal.


Tempo

Logo após, ocasionalmente, posteriormente, atualmente, enquanto isso, imediatamente, não raro, concomitantemente.

Semelhança, Conformidade

Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com.

Causa Consequência

Daí, por isso, de fato, em virtude de, assim, naturalmente.

Exemplificação Esclarecimento

então, por exemplo, isto é, a saber, em outras palavras, ou seja, quer dizer rigorosamente falando.

Coesão por substituição

Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.) verbos períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.

Exemplo:

Porto Alegre pode ser substituída por “a capital gaúcha.

Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos.

João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da Beleza.

Resumo de Como Escrever Um Artigo

Sei que tem muita informação aqui e pode parecer assustador ter que pensar em tantas coisas para escrever um artigo.

O que você precisa saber

Contudo não se preocupe vou resumir tudo o que é importante logo abaixo.

01.Pense em SEO.

O seu site e tudo que estiver nele deverá ser pensada para SEO (Search Engine Optimization), ou seja para ser visto e ser encontrado.

Pontos principais para o SEO:

  • Velocidade do site;
  • Qualidade e tamanho das imagens em byte;
  • Estrutura do site categorizada;
  • Tamanho e qualidade dos textos;
  • Originalidade de conteúdo (imagens, texto e vídeos).

02.Categorize e Etiquete o Seu Site

Tenha categorias bem definidas, isso ajudará os mecanismos a entenderem o nicho que você esta trabalhando.

Pense as categorias como assuntos recorrentes, isso te ajudará a cria-las.

Outro recurso importante é o de utilizar tags (etiquetas), o objetivo é destacar pontos importantes em cada categoria.

As tags são importantes para criar subtemas ou palavras relevantes e também auxilia no SEO do site.

03.Pesquise o Seu Tema

Quando você cria um blog ou site é porque já tem um publico ou persona definido, desta forma o ideal é procurar responder aos anseios deste publico através de artigos.

O objetivo da pesquisa é achar a palavra-chave do seu tema, todo o artigo irá girar em torno dela.

Utilize as ferramentas propostas neste artigo e não esqueça de enquadrar a sua palavra dentro de uma categoria depois de encontra-la.

04.Organize a Estrutura do Seu Artigo.

Para facilitar o seu processo de redação do artigo recomendo que crie os temas e subtemas que serão abordados.

Estes temas e subtemas estarão na forma de título (H1) e subtítulos (H2,H3, H4, H5) eles serão a espinha dorsal do seu texto.

Lembre-se que o titulo é a parte mais importante do seu texto e que deverá conter a palavra-chave que você pesquisou.

Este palavra deverá estar contida em alguns subtítulos também, por isso pense bem sobre como estes subtítulos devem ser criados.

05.Escrevendo o Artigo.

Crie o seu texto usando como guia os temas e subtemas que você pesquisou, coloque a sua palavra-chave no primeiro paragrafo.

Escreva parágrafos curtos com uma média de 20 palavras, evite texto blocado com muitas palavras e termos de dificil leitura.

Procure utilizar os termos de ligação para conectar as suas ideias, se tiver dificuldades você poderá ajustar o seu texto depois e encaixa-los.

Palavras, quanto mais, melhor.

Escreva pelo menos mais de 300 palavras no seu texto, o ideal é algo em torno de 1500 palavras.

Tenha pelo menos um artigo mestre com mais de 2000 palavras, os buscadores entendem que os textos grandes tratam de assuntos importantes.

Quanto maior for o seu texto mais vezes a palavra-chave deverá se repetir se o seu texto for de até 1000 palavras pelo menos 4 vezes sendo uma no título, outra no primeiro paragrafo, uma no subtítulo e mais uma no texto.

Você pode utilizar a métrica de 4 palavras-chave para 1000 e deverá distribuir entre os subtítulos também.

Você não precisa somente escrever textos grandes pode alternar com conteúdos menores, não esqueça que vídeos e imagens também são conteúdos.

Revise o seu conteúdo.

Revisar os textos periodicamente é sempre bom, crie este bom hábito, os mecanismos de buscas dão preferência a sites que tem revisão de conteúdo.

Coloque links para outros artigos do seu blog e para sites de autoridade que estejam tratando sobre o tema, isso ajuda no seu posicionamento.

06.Inclua Meta Descrição.

A meta descrição é o texto que aparece nas buscas logo abaixo do título e fica localizada no código HTML do artigo.

Caso esteja utilizando uma plataforma CMS como o WordPress existe a possibilidade de utilizar plugins para incluir a Meta Descrição sem a necessidade de entrar no código.

Esta descrição deverá ter no máximo 144 caracteres e conter a palavra-chave.

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