Primordialmente o Marketing Digital é um conjunto de estratégias de comunicação e marketing que tem como objetivo a promoção e marketing de produtos ou serviços se utilizando de mídias digitais.
Atualmente o Marketing Digital é a forma de comunicação mais direta e personalizada que as empresas têm para se comunicar com o seu público de uma maneira muito mais assertiva.
O Marketing Digital se utiliza de canais digitais tais como redes sociais, sites de conteúdo, e-mail entre outros para solucionar problemas, dores ou desejos dos clientes.
A Evolução do Marketing Digital
Com a evolução dos aparelhos celulares e a melhoria das redes de internet móvel no mundo as pessoas passaram a ficar conectadas constantemente e interagindo com seus aparelhos.
Imagine que a pouco tempo atrás as pessoas que precisavam comparar os preços dos produtos só o fariam através de jornais ou revistas impressas. Depois vieram os sites de comparação ainda no desktop.
Graças ao Marketing Digital hoje é possível com um celular não só comparar os preços de produtos como achar a loja física mais próxima ou comprar direto pela internet.
Atualmente toda a divulgação é planejada e preparada de maneira que a distancia entre o produto e o consumidor seja a menor possível.
Ir ao um restaurante sem saber o que vai encontrar, só se você quiser, o Google mostra as avaliações, caminho mais curto para chegar, horário de funcionamento e tudo mais o que você precisa saber.
O grande diferencial do Marketing Digital é a quantidade de ferramentas que permitem calcular o retorno sobre o investimento por canal utilizado para divulgação.
Marketing Digital na Prática
Bom, agora que você deve ter lido o conceito, achado bacana e pensado, realmente como vai funcionar o Marketing Digital na prática?
Vou exemplificar de uma forma concreta o que estou falando, vamos pensar em negócio tradicional como uma pequena lojinha em uma rua do seu bairro.
Agora imagine que você quer abrir a sua loja de bairro, provavelmente vai escolher a rua mais movimentada, distribuir folhetos, contratar o carro com autofalante para anunciar ofertas.
Tudo isso na expectativa de atrair um número de clientes para poder realizar as suas vendas.
Imagine se você pudesse prever o melhor lugar para abrir o seu negócio, a quantidade exata de pessoas que querem os seus produtos e anunciar sabendo com certeza quantas pessoas se interessam pelo o que você tem a oferecer?
Isso é o Marketing Digital.
Acho que consegui clarear um pouco a sua mente, continua comigo que mais para frente vou demonstrar um pouco melhor como isso vai funcionar!
Quando o Marketing Digital começou?
O Marketing Digital não existiria sem a internet, por isso agora um pouco de história, para entender como isso tudo começou.
Em 1960 o mundo estava no auge da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética (Rússia).
A guerra basicamente era uma tensão entre as duas maiores superpotências nucleares do planeta, qualquer desentendimento poderia resultar em uma extinção em massa da vida na Terra.
Como em toda guerra a principal arma é a informação, aquele que conseguisse saber mais sobre o seu inimigo e protegesse melhor as suas informações sairia em vantagem.
O Inicio da Internet
Neste cenário tenso os militares norte americanos desenvolveram uma rede de comunicação para proteger o compartilhamento de informações ultrassecretas.
Esta rede era chamada de ARPANET criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency).
Desta forma se o Pentágono fosse atingido as informações ali armazenadas não seriam perdidas.
Na década seguinte as tensões entre a URSS e os EUA diminuíram e entraram em um processo que ficou historicamente conhecido como Coexistência Pacífica.
Como não havia mais a iminência de um ataque soviético os militares norte-americanos permitiram que os pesquisadores que participaram do projeto o desenvolvessem em suas respectivas universidades.
Esta decisão permitiu a aceleração do desenvolvimento da internet que foi se disseminando inicialmente pelas universidades norte-americanas e depois em campus de outros países, inclusive o Brasil.
Depois de toda esta história, finalmente chegamos aos anos 90 onde nós relés mortais poderíamos finalmente acessar a rede mundial de computadores, como era conhecida na época, não mais somente militares, pesquisadores, doutores e grandes empresas.
Neste início as páginas eram feitas por empresas para as pessoas, os conteúdos eram estáticos, sendo na sua maioria texto e imagens de baixa qualidade. Este período da internet é chamado de WEB 1.0, nesta época as conexões eram feitas através de modens conectados a linhas telefônicas.
Os primeiros sites de buscas funcionavam como as antigas páginas amarelas (lista de anunciantes) organizadas por ordem alfabética, isso mesmo tinha que ir rolando as páginas até encontrar o que você estava buscando, funcionavam somente como indexadores.
Neste cenário surgiu o Google que percebeu este furo e entendeu que o melhor era trazer o que a pessoa estava procurando. Surgiram também as primeiras ferramentas de comunicação como o ICQ (mensageiro instantâneo).
O Primeiro Anuncio Digital
Em 27 de Outubro de 1994 foi lançado por Joe McCambley o primeiro banner clicável no site hotwired.com, era para uma campanha da AT&T. Este banner durante os primeiros 3 meses foi clicado por 44% das pessoas que o viram no site.

Se quiser saber o que o Joe esta fazendo hoje você pode ir ao perfil dele no Linkdin: https://www.linkedin.com/in/joemccambley
O banner do Joe dá início a era do Marketing Digital, as empresas percebem que é possível vender e divulgar através internet.
Evolução da Internet
Com a popularização dos serviços de internet, aumento da disponibilidade do serviço, aumento da velocidade e a criação das redes sociais como o Facebook chegamos ao modelo atual da internet que é a WEB 2.0.
As pessoas deixam de ser uma mera audiência passiva que consome os conteúdos apresentados, passam a participar, interagir e a criar os seus próprios.
Para se ser ter uma ideia de quanto a internet evoluiu, imagine que em 1994 quando Joe McCambley fez o seu primeiro banner tínhamos pouco mais de 3 mil sites no mundo e hoje temos mais 1,7 bilhões de sites.
Neste exato momento o Google está realizando mais de 2,3 bilhões de busca no mundo segundo o site Internet Live Stats.( https://www.internetlivestats.com).
O Marketing Digital acabou com o Marketing tradicional?
O Marketing Digital definitivamente não acabou com o Marketing tradicional, afirmo que além de não acabar eles se complementam.
Na verdade, o Marketing tradicional vai ser utilizado em alguns segmentos de mercado e em alguns canais específicos tais como revistas, jornais, outdoors, rádio e televisão.
A grande diferença é que no Marketing Digital a medição de resultados e o cálculo do retorno do investimento (ROI) ocorre em tempo real.
Você consegue medir qualquer tipo de retorno como quantidade de cliques, conversões realizadas, visualizações, tráfego gerado, leads capturados etc.
Já no Marketing tradicional o tempo de retorno do investimento é maior mesmo para anúncios segmentados, imagine que uma revista pode ficar meses no consultório de um dentista até que alguém ache e se interesse pelo anúncio.
Somente no digital em poucos minutos os primeiros resultados começam a aparecer.
Contudo ao mesmo tempo os dois se completam, pois, a percepção das pessoas ao encontrar o mesmo produto divulgado em canais digitais e tradicionais reforça a marca.
Além do mais em alguns países onde a televisão ainda tem um apelo muito forte junto as pessoas.
Vantagens do Marketing Digital.
A principais vantagens do Marketing Digital com relação ao tradicional são:
Análise e mensuração de dados em tempo real.
Quando falamos em marketing tradicional as métricas se referem as pessoas que foram impactadas pela mensagem e não as que realmente tem interesse.
Hoje as métricas CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e ROI (Retorno do Investimento) ocorrem em tempo real. Permitindo que falhas na divulgação sejam corrigidas imediatamente.
Interatividade com o público.
Mais uma vez aqui ao contrário do Marketing tradicional quando você envia a sua mensagem não tem resposta, pois o público age como sujeito passivo.
O Marketing Digital parte do princípio que haverá uma interação seja ela através de comentários, compartilhamentos, curtidas nas redes sociais, o publico participa de forma ativa.
Segmentação de Direcionamento
A mensagem pode ser direcionada para um público segmentado que realmente tem interesse no produto, sem a necessidade de mostrar a mensagem para todo mundo.
A segmentação gera um benefício muito grande, pois permite que você economize uma grande quantidade de dinheiro deixando de exibir anúncios para um publico que não tem interesse.
Velocidade de Implementação
Enquanto uma campanha de mídia tradicional é feita não é possível substituir a peça em tempo real. Imagine quanto tempo levaria para substituir outdoor, propagandas de televisão e revistas.
Como tudo é mensurado em tampo real é possível corrigir e afinar em uma velocidade maior para entregar resultados melhores.
Marketing Digital Começa na Persona
O Marketing Digital usa o conceito de persona diferentemente do marketing tradicional que usa o conceito de público-alvo, basicamente a persona é a representação de um cliente ideal.
Desta forma se você vai vender ou divulgar é para alguém e esse alguém é a persona que representa os hábitos de consumo e preferências pessoais do cliente desejado.
A grande vantagem de se trabalhar com o conceito de Persona é que você pode simular o seu cliente buscando humaniza-lo ao máximo.
A Persona tem sentimentos, gostos, preferências, possui um cotidiano, ouve músicas, vê filmes e séries tem um nome.
Pense em um amigo de longa data que você conhece a muito tempo e sabe os seus gostos, tipo de roupas e o comportamento, imagine que você quer vender um curso para ele.
Não é mais fácil quando você conhece e entende as necessidades do seu amigo e sabe de antemão o que é importante para ele?
Como é Feito o Marketing Digital na Prática
O Marketing Digital possui uma infinidade de aplicações, porém existem algumas estratégias e técnicas que se destacam por retornaram com resultados mais positivos.
Dentre estas estratégias vale apena destacar as seguintes:
- E-mail Marketing;
- Marketing de Conteúdo;
- Redes Sociais;
- Conversão e Otimização – CRO;
- Marketing de Busca – SEM;